Variáveis explicativas da cotação de seguros por canais digitais

Variáveis explicativas da cotação de seguros por canais digitais 

Thumbnail Visualizar/Abrir Dissertação Final (1.337Mb) Data 2016-12-20 Autor Manna, Paulo Daniel Orientador Botelho, Delane Metadados Mostrar registro completo À medida em que a tecnologia da informação vem alterado a comunicação das pessoas e das empresas, o comércio eletrônico e o marketing digital se tornam fundamentais para a maior parte das empresas. O novo canal e as novas tecnologias sempre em atualização, surgem novas possibilidades e relações para as empresas e consumidores, porém um aspecto que continua tão ou mais importante para os profissionais é determinar os fatores e motivações para que estes últimos utilizem canais digitais. Este estudo apresenta, sob a ótica das preferências dos consumidores, um estudo quantitativo (regressão logística) sobre a influência de variáveis demográficas, como sexo, idade e renda, na propensão à aquisição de seguros de automóvel via canais eletrônicos. Os resultados não permitiram identificar diferenças relevantes em relação ao gênero e idade dos consumidores, mas a renda foi identificada como fator de influência, logo consumidores com maior renda têm maior probabilidade de escolher canais digitais para aquisição de seguro automóvel, em linha com estudos anteriores. A dissertação apresenta implicações para o Marketing e para a prática do mercado de seguros, além das sugestões de estudos futuros. As information technology has changed people's and business communication, e-commerce and digital marketing have become critical to most businesses. As the new channel and new technologies are constantly evolving, new possibilities and relationships for both business and consumers arise, although one aspect remains of great importance for professionals: to determine consumers’ factors and motivations to use digital channels. This study presents a quantitative study (logistic regression) on the influence of demographic variables, such as sex, age and income, on the propensity to purchase car insurance through electronic channels. The results did not allow to identify relevant differences in relation to the gender and age of consumers, but income was identified as an influence factor, so consumers with higher income are more likely to choose digital channels for acquiring car insurance, in line with previous studies. The dissertation presents implications for the area of Marketing and for the practice of the insurance market, along with suggestions of future studies. URI http://hdl.handle.net/10438/17969 Coleções EAESP - MPA: Dissertações, Mestrado Profissional em Administração de Empresas Áreas do conhecimento Administração de empresas Assunto Preferências do consumidor Seguros digitais Marketing digital Vendas de seguros Consumer preferences Digital insurance Digital marketing Insurance sales Administração de empresas Seguros Comércio eletrônico Marketing na internet Comportamento do consumidor #Ver mais...